sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Como Orar

Como Orar.
sermão Rev. Tim Keller.
Texto base- Mateus 6:9-15.
Orar é uma coisa importante apenas para pessoas religiosas, para os outros é uma coisa impraticavel?
Hoje há uma busca por experiencias que tocam a nossa alma, e ela está bem na nossa frente, num dos textos mais comuns-familiar- que há na Bíblia.
Jesus coloca o seguinte: se há um vazio em nossa alma é porque nao sabemos como orar.
Aprender
O primeiro erro que cometemos ao orar é achar que será uma coisa fácil. Orar não é natural e nem é fácil.
JEsus acredita que deve ensinar-nos a orar.
ilustração
imagine um piloto de helicoptero novato, voando pela primeira vez, ele diz que isso será facil, que todos os botãos, comandos e tecnicas sao faceis, nem sua…que acontecerá….com certeza, o helicoptero irá cair porque ele nao sabe o que está fazendo.
outra ilustração
quando prego, por mais ruim que seja o sermão, nunca me esqueço de onde estou, ou o assunto principal por mais ruim que esteja…contudo, quando estou orando é tão facil esquecer que estou na presença do pai ou o que estou orando.
a dificuldade está que orar é uma coisa pessoal, nao há truques. algumas orações podem ser entediantes porque nao sabemos o que estou fazendo lá. é como ir numa festa, e sentar com pessoas que você não conhece, tente conversar por duas horas, será algo bastante dificil…. voce tem sempre que ficar procurando assuntos…
contudo, imagine você conversando com um amigo que ha muito nao ve, a conversa flui, o interesse é mutuo, ha felicidade.
base
é o nosso pai.
voce nunca terá uma conversa com alguém que não tenha uma base comum. tente falar com um estranho.
e nossa base, está em termos familiares, se deus é apenas seu rei ou seu criador a oração não funcionará. voce ficará com medo da autoridade e sempre estará pensando suas palavras.
se você acredita em cristo, voce terá a mesma liberdade que ele teve com o pai.
jo. 1:14
Gl 4:17-18
nascer de novo por si só não significa coisa alguma se você não desfruta de uma relacionamento familiar com deus. o poder de deus na sua vida, só vem quando você descobre que deus é seu pai.
o mesmo amor que deus teve por seu filho natural, jesus, ele tem por nós – esse é o segredo. imagina a diferença que fará se acreditassemos realmente nisto, nossa vida de oração mudará completamente.
Como você sabe se realmente é um cristão?
A nossa vida de oração é a resposta, nao está nos nossos atos, no nosso testemunho, está na oração, porque somente deus vê a nossa oração.
Há dois tipos aqui pessoas que oram.
1. Aquelas que usam Deus.
Ela tem seus objetivos: quero ser feliz, quero ser prospero,quero ser bem-sucedido ela chega a deus e diz diga-me o que você quer que eu faça, para ser assim ou ter isto. Tenho que ir na igreja, tenho que orar quantas horas, tenho que amar minha esposa?
2. Aquelas que servem a Deus.
Cristãos são aqueles que chegam a Deus, sabem que são falhos, e sabem que somente Deus pode salva-los, e chegam a Deus agradecidos e apenas dizem: Deus deixe-me servi-Lo.
Os que usam a Deus, somente oram quando há problemas. Nao ha um real interesse em servir e adorar a Deus, ha apenas um desejo de ser recompensado.
Outra diferença está na resposta da oração:
Quando Deus diz não, um que serve a Deus, sabe que está orando para o Pai, pois confia que Deus é quem sabe quais sao as melhores coisas para ele, ele sabe que nao está na igreja para Deus servir a ele, mas para ele servir a Deus.
Mas, o que usa fica com raiva.
Ambos estão nas nossas igrejas, mas a diferença entre eles está na vida de oração. Robert McCheyne diz- o que você é de joelhos quando ora a Deus é tudo que voce é espiritualmente e nada mais.
Adoração.
A oração sempre começa com adoração. No Pai nosso, há tres peticoes e o resto todo é adoracao, fala sobre Deus.
Exemplo
Jó- quando as coisas ruins chegaram para ele, ele somente orou assim- Senhor, tem que consertar isso, isso nao está certo. Ai, Deus falou com ele, mostrando quem Ele é. Ai, Jó parou com a reclamação, e começou a ser lembrar quem Deus é, e entendeu que tudo é graça e ele merecia coisa pior, ai começa a adoração e arrependimento.
A adoração coloca nosso coração na realidade de Deus, e a realidade de nossas motivações e necessidades, tudo passa a ser visto a partir da glória de Deus.
Um perigo que pode acontecer aqui é acreditar que Deus quer que sejamos miseraveis- Por exemplo, um pai leva um filho para uma loja de brinquedos, e diz, ta vendo garota, cada coisa incrivel, bem vamos embora porque nada disso é teu ou sera. Esta criança nunca mais poderá acreditar em seu pai.
Quando Adao e Eva estavam no jardim, Deus disse você nao pode comer toda arvore do jardim? (Gn 3:1). Nao, ele apenas disse nao coma desta arvore, porque vocês me amam. A serpente veio colocou a ideia que eles nao poderiam ter nada, que Deus é tirano, nao quer deixar voces serem felizes. Alguns que nao recebem certa coisas de Deus, começam a pensar assim.
Isso traz um tumor para nós, que apenas a adoraçao pode curar, e nos lembrar

Nenhum comentário:

Postar um comentário