sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Nascido do Evangelho

 

Born of Gospel


1 Pedro 1:12 e 22-25

12Aos quais foi revelado que não para si mesmos, mas para vós, eles ministravam estas coisas que agora vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho; para as quais coisas os anjos bem desejam atentar. 22Já que tendes purificado as vossas almas na obediência ã verdade, que leva ao amor fraternal não fingido, de coração amai-vos ardentemente uns aos outros, 23tendo renascido, não de semente corruptível, mas de incorruptível, pela palavra de Deus, a qual vive e permanece. 24Porque: Toda a carne é como a erva, e toda a sua glória como a flor da erva. Secou-se a erva, e caiu a sua flor; 25mas a palavra do Senhor permanece para sempre. E esta é a palavra que vos foi evangelizada

 

Alguns acreditam que nascer de novo é para certas pessoas, ou para certo tipo de cristianismo. Contudo, todo escritor do Novo Testamento, mesmo Jesus Cristo disseram que devemos nascer de novo. Olhe o verso 23, o que Pedro está falando? O assunto aqui é nascer de novo.

.

Há três modos de entender o nascer de novo...como acontece, o que é e por que?

.

A resposta para como, que Pedro responde é a Palavra, a semente incorruptível. Aqui vou falar sobre 4 coisas:

  • poder da palavra

  • história da palavra

  • herói da história

  • maravilha da palavra

  •  

Poder

.

Você nasceu de uma semente imperecível, é uma forma muito semelhante a que Tiago fala em 1:16, como se a Palavra fosse plantada em nós, para nos salvar.

.

A Palavra de Deus é aplicada como uma metafora, ela é uma semente que é plantada em nós, que possui poder em si para dar vida, como uma semente.

.

Imagine, que você vai em seu jardim e planta um pedaço de metal, vidro ou uma pedra, isso não vai crescer não importa quanto você jogue água ou fertilize, isso não vai crescer. Contudo, há muitos conhecimentos humanos, livros, filosofias que continuam sendo plantados como se tivessem vida, mas são como metal, ou vidro. Eles podem deformar você, ocupar um espaço, mas não sementes, não podem produzir vida, e uma vida que não perece.

.

A Palavra de Deus sozinha tem poder para transformar sua vida.

.

Também é um poder penetrante, geralmente a semente tem que entrar profundamente para produzir vida, não pode apenas estar na superfície. Uma das coisas mais espantosas da Bíblia, é quando Jesus em Mateus 22 fala com lideres religiosos, são pessoas que tinham a Bíblia de cor na cabeça, mas Jesus diz que eles não sabiam nada dela, porque o poder de Deus não estava com eles.

.

Contudo, para semente entrar dependendo do solo, há varios modos, se for um solo duro, você precisará de uma pá batendo no solo, para a semente poder penetrar, contudo, se for um solo mais aerado, você simplesmente abre um buraco e coloca a semente.

.

Aqui ha 4 coisas praticas sobre como o novo nascimento opera:

.

1. Se você quer expressar o novo nascimento, você deve estar exposto a Palavra de Deus.

Não há outro caminho, Pedro fala esta é a Palavra que foi pregada para vocês( vs. 10 e 12). Quando Pedro fala de profetas, ele está falando sobre a Bíblia, sobre as escrituras. Só há um lugar onde você tem certeza que não há vidro, metal ou pedra, são escrituras, ela é a semente, são palavras humanas, mas não são opiniões humanas.

Você não pode nascer de novo, a menos que você seja exposto a Verdade, que é a Bíblia.

Eu não estou dizendo que você tem que conhecer toda a Bíblia para ser salvo, por exemplo, quando você toma um remédio, você não precisa saber de todos os componentes químicos, de todos efeitos, você simplesmente precisa tomar o remédio, assim também é com a Bíblia.

.

2. O nascer de novo é um evento definitivo, mas pode não ser um evento consciente.

Há pessoas que sabem o dia que nasceram de novo, o momento, como John Wesley. Contudo, a maioria de nós experimenta o novo nascimento de modo mais inconsciente. Uma mulher que acabou de ficar grávida, sabe que tem o filho imediatamente, não. Ela precisa sentir os efeitos, fazer testes, confirmar que está grávida, o novo nascimento para muitas pessoas é assim, elas não sabem quando, mas é um evento definitivo, porque não é uma função moral, uma escolha que se faz, algo que se tenta, tenta e tenta. Não, é um evento definitivo, a vida eterna vem morar em você.

Se queremos um evento como o de John Wesley, podemos ter problemas.

.

3. Precisamos ver a história na Palavra

4. Precisamos conhecer o Herói da história.

.

Não é apenas saber os eventos, datas, dados da Bíblia.

No vs. 12, Pedro fala que o Evangelho é pregado, Pedro não está dizendo que você estar familiarizado com tudo que há Bíblia, mas sim com o Evangelho.

.

O Evangelho é diferente da religião dos gregos, para eles a religião se baseava em conhecimento, em seu acúmulo - knosis-.

.

Para os judeus, a religião era sobre as instruções -sofia-, quase todas as religiões falam sobre sua fé em termos de instruções, mas os escritores do Novo Testamento falam sobre sua fé em termos do Evangelho, boas novas, porque a palavra Evangelho quer dizer felicidade por algo que aconteceu.

.

As religiões têm nos seus livros sagrados como livros de instruções com algumas histórias, contudo o cristianismo é a história com instruções dentro dela. A religião é baseada naquilo que você faz, ou seja, os livros sagrados são manuais de instruções para viver, se você vive de acordo com as instruções está tudo bem, as histórias nos livros são apenas para ilustrar como fazer e a possibilidade daquelas condutas.

.

Todas as religiões são instruções, o que salva é se você cumpre as regras ou não.

.

Todos quando começam a ler a Bíblia, podem encarar a Biblia como um compendio de regras, é assim que devo viver, isso nunca vai penetrar, você não está vendo o Evangelho. Contudo, o cristianismo é sobre o que Ele fez, é sobre o que Ele fez para conquistar sua salvação e não sobre o que fazemos. Por sinal, há um título para esta história: o Retorno do Rei.

.

Há uma linha histórica na Bíblia, ao contrário das outras religiões, que tem instruções ilustradas por instruções, a Bíblia é uma história com instruções, se você não ler a história todas instruções são inuteis, porque você não viu que Ele veio para viver uma vida que nunca poderiamos viver, e da-la para nós.

.

Deus quer que eu viva perfeitamente por causa do que Cristo fez, não começa em nós, mas no herói da história.

.

No vs. 10, Pedro diz algo importante, toda escritura foi realizada para revelar Jesus. Todas as historias, toda a lei, todos os profetas é sobre Jesus. Na estrada de Emaus, Jesus fala isso, que ele deveria sofrer todas aquelas coisas, que tudo que estava escrito era sobre ele.

.

As historias de Davi, Adão, Ester, tudo que está na Bíblia deve ser visto como falando sobre JEsus, se você não entender isto, as historias podem te coagir, forçar algumas atitudes, mas não vai te transformar, até que você encontre o herói da história.

.

Adão: Jesus é o melhor e verdadeiro Adão, também foi testado no jardim e venceu.

Abel: Jesus é melhor e verdadeiro Abraão, que morreu inocentemente, não para culpar, mas para perdoar.

José: é o melhor e verdadeiro José, que ficou a direita do trono e perdoou aqueles que o tinham ofendido.

David: David arriscou sua vida para vencer o Gigante, mas ele deu sua vida e venceu todos os gigantes por nós.

Ester: Ester arriscou perder o palacio, Jesus perdeu o palácio para salvar seu povo.

.

Tudo aponta para Jesus, não é apenas um truque de interpretação. Boas novas, uma alegria que permanece sobre o sofrimento só vem quando enxergamos o verdadeiro Jesus, se você le uma historia da Bíblia e não traz felicidade, isto é Boas Novas, não. Porque não foi visto Jesus nela, encontrar a vitória de Jesus, o verdadeiro sentido da historia, o herói da historia é encontrar o Evangelho, isso que vai penetrar em nós, o Evangelho.

.

Se vermos a Bíblia sobre o que Ele fez, isso nos libertará para viver as verdades da Bíblia, aí esta o poder para viver a vida cristã. Devemos procurar o real Davi, o real Jonas, o real Adão, a real Ester, aí haverá a verdadeira felicidade que são as boas novas.

.

Aqui voce entende que você não precisa saber de todas as historias para ser salvo, mas precisa estar exposto a veradeira historia e aí sim conhecer as historias que apontam para Cristo.

.

A maravilha do Evangelho. vs. 12

.

Pedro fala que os anjos não se cansam de ver o Evangelho,a palavra para atentar é epiquimou, quer dizer isso quer dizer que os anjos estão obcecados com o evangelho, o anjos não são idiotas, eles não estão tentando entender o evangelho, e por isso não param de atentar para ele.

.

Os anjos entenderam que o Evangelho não é apenas um requisito minimo para entrar no Ceu, mas é como se fosse um oculos através do qual eles podem ver as historias da Bíblia, de um modo maior e melhor, ver Jesus nelas.

.

O Evangelho possui uma riqueza que não pode ser exaurida de uma vez só. Quando Paulo exorta Pedro sobre seu racismo, ele não diz que ele errou, ele lembrou ele do evangelho, porque somente o Evangelho tem poder para nos curar, somente uma obssessão com o Evangelho e sua riqueza pode nos curar de nosssos pecados, vicios e erros, porque assim realizamos aquilo que Deus fez por nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário