sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Notas de Pensamento sobre a oração diária.

Existem três tipos de oração eu tento encontrar tempo em todo dia- meditação (ou contemplação)petição e arrependimento. Eu me concentro nas duas primeiras toda manhã e na última toda noite.

Meditação é atualmente um terreno mediano ou um “blend” entre leitura bíblica e oração. Eu gosto de usar o método contemplativo de Lutero que ele demonstrou em sua famosa carta sobre a oração que ele escreveu ao seu barbeiro. O método básico é este- tome uma verdade das Escrituras e pergunte três questões sobre ela. Como isto me mostra algo sobre como adorar a Deus? Como isto me mostra algo sobre o qual devo confessar? Como isto me mostra algo que eu preciso pedir para que Deus faça? Adoração, confissão e súplica. Lutero propõe que nós fiquemos meditando nisto até que nosso coração se torne aquecido e debaixo do senso da realidade de Deus. Geralemente, isto não acontece. Ótimo. Nós nem sempre oramos para nos sentirmos melhor ou ter respostas, mas, para que honremos a Deus por quem Ele é em si mesmo.

Há dois tios de leitura da Bíblia que eu tento fazer. Eu leio os salmos todo mês utilizando o Livro da Oração Comum. Eu também leio a Bíblia usando o calendário de leitura de Robert Murray M´Cheyne. Eu pego a versão mais fácil- dois capítulos por dia, que contabilizam que você vai ler o Antigo Testamento a cada dois anos e o Novo Testamento todo ano. Eu faço a leitura proposta por M´Cheyne e alguns salmos na manhã, e leio alguns salmos a noite. Eu escolho um ou duias coisas dos salmos e os capítulos de M´Cheyne para meditar sobre, para concluir minhas meditações matinais.

Além da oração matinal (M´Cheyne, Salmos, meditação e petição) e a oração noturna( salmos e arrependimento), eu procuro sempre que possível tomar cinco minutos no meio do dia para fazer um inventário espiritual, seja relembrando as idéias mais espiritualmente radiotivas que vieram na devoção matinal, ou por dando uma rápida olhada para meus maiores pecados e ídolos. Eu faço isto para ver como estou indo até ali naquele dia, se tenho tido más atitudes tais como orgulho, frieza e dureza de coração, ansiedade e maldade. Se eu vejo a mim mesmo indo errado, a oração no meio do dia pode pegar isto. O problema com a oração no meio do dia é achar um tempo para ela, já que cada dia é diferente. Tudo que eu preciso é estar sozinho por cinco minutos, mas isto, às vezes, é imposssível ou mais frequentemente, eu posso esquecer. Contudo, eu carrego um pequeno guia para oração no meio do dia em minha carteira que eu posso tirar e utilizar.

A última forma de oração que eu faço diariamente é a oração com minha esposa, Kathy. Acerca de 9 anos atrás, Kathy e eu contemplamos o fato que nós tinhamos falhados em orar juntos através dos anos. Então Kathy me exortou desta forma: “ E se o nosso doutor falasse para nós que nós tinhamos uma condição séria no coração que no passado seria fatal. Contudo, agora há um remédio que, se nós tomarmos toda noite, ele nos manterá vivos por muitos anos. Contudo, você não pode deixar de tomá-lo nem por uma noite só, ou você morrerá. Se nosso doutor nos contasse isto e nós acreditassemos nele, nós nunca iríamos deixar de fazer isto. Nós nunca iríamos dizer, oh! esqueci de tomar isto”. E por algumas razão, a ficha cairia para nós dois, e nós não poderíamos deixar de lembrar disto todas as noites. Mesmo se nós estívessemos longes um do outro, sempre haveria um telefone para lembrar. Nós oramos de forma muito, muito simples- apenas alguns minutos. Nós oramos para aquilo que nós mais tememos como um casal, ou alguém ou alguma coisa em nossos corações todos dias. E nós oramos pelas necessidades de nossa família. É isto. Simples, mas contudo, tão bom.

É muito díficil permanecer com este regime, especialmente quando estou viajando. Contudo, de vez em quando eu fecho para balanço num período de 40 dias em que eu me esforço para cumprir cada um dos espaços de tempo de oração de todo dia. Isto cria habitos em minha mente e meu coração que ficam em mim, então mesmo quando for ocasiões em que estou muito ocupado, eu acho que sou capaz de ficar com algumas de minhas disciplinmas, e não me deixo ficar frio e duro para com Deus.

Robert Murray M'Cheyne ficou conhecido por dizer aos ministros, “que nossa gente mais precisa de você é sua santidade pessoal”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário