sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Tim Keller: Esperança para sua vida

1 Pedro 1:1-13: Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, Para uma herança incorruptível, incontaminável, e que não se pode murchar, guardada nos céus para vós, Que mediante a fé estais guardados na virtude de Deus para a salvação, já prestes para se revelar no último tempo, Em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações, Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo; Ao qual, não o havendo visto, amais; no qual, não o vendo agora, mas crendo, vos alegrais com gozo inefável e glorioso; Alcançando o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas.

Da qual salvação inquiriram e trataram diligentemente os profetas que profetizaram da graça que vos foi dada, Indagando que tempo ou que ocasião de tempo o Espírito de Cristo, que estava neles, indicava, anteriormente testificando os sofrimentos que a Cristo haviam de vir, e a glória que se lhes havia de seguir. Aos quais foi revelado que, não para si mesmos, mas para nós, eles ministravam estas coisas que agora vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho; para as quais coisas os anjos desejam bem atentar.

Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo;

Estamos numa época em olhar o que podemos ser como uma igreja comunitária na cidade. Nós estamos procurando em nossa visão, em nosso chamado- e em cada um dos aspectos-chave da visão tem sempre algo que o evangelho modifica tudo.

Em 1 Pedro 1:3-13 nós temos um dos meios mais fundamentais no qual o evangelho transforma a vida e o coração individualmente. É neste importante e bem conhecido ponto - “segundo a sua grande misericórdia, nos deu o novo nascimento”. Nascer de novo- é uma das principais formas pela qual o evangelho nos transforma.

Nós estamos imediatamente em desvantagem aqui, porque em nossa cultura o termo nascer de novo tem uma conotação que está muito distante do que o que a Bíblia queria dizer por isto. Então, nós estamos tendo que fazer um esforço especial para atentar-se ao texto e perguntar: “qual era o sentido antigo? Qual é sentido que prevalece? O que é o real significado de ser nascido de novo? Por que se você quer entender como o evangelho afeta tudo, você tem que entender isto.

Eu gostaria de mostrar cinco coisas. Existem cinco coisas que nós aprendemos acerca do novo nascimento: sua necessidade, sua fonte, sua natureza, seu crescimento e como ele começa e se processa.

A NECESSIDADE DO NOVO NASCIMENTO.

Uma pequena palavra é muito significativa, e você talvez não considere as implicações dela a menos que nós façamos isto juntos. Ela diz. “Em sua grande misericórdia, ele nos tem dado o novo nascimento”. Para quem Pedro está falando? Ele está escrevendo para a igreja, para um grupo de crentes, e ele não diz: Em sua grande misericórdia, ele tem dado a alguns de nós uma experiência particular. Ele diz-nos- nós. Isto significa que ele está assumindo quem é um cristão tem a experiência do novo nascimento. João em suas Cartas, Paulo em suas Cartas, Pedro aqui, Tiago no primeiro capítulo de sua carta, até mesmo Jesus, quando falava com Nicodemos no capítulo 3 do evangelho de João- todos estes escritores (que são quase todo panteão de escritores e fontes do Novo Testamento) dizem que se você é um cristão, sobretudo, você precisa nascer de novo.

A conotação do crente nascido de novo hoje significa um tipo particular de cristão- particularmente uma espécie cristã conservadora, ou um tipo particular de cristão emocional, ou alguém que teve uma dramática experiência de conversão. Contudo, isto mostra, e em todo lugar no Novo Testamento isso é demonstrado, que não é algo para certos tipos de pessoas, para certos temperamentos, para alguns ramos de cristãos. Como Jesus disse, se você quer ser cristão, você deve nascer de novo (Jo. 3:7).

A pessoa que coloca esta verdade de maneira mais forte é Jesus mesmo, porque no capítulo 3 de João, ele encontra um homem chamado Nicodemos. Nicodemos é um membro do Sinédrio, e isto representa que ele era muito bem sucedido na vida, rico, um pilar da comunidade. Nós também saímos que ele era um modelo de excelência moral e obediência religiosa. Ele sabia as escrituras (cf. Jo 3:10), e ele tinha sido um observador completo das leis de Deus.

Acima de tudo, Nicodemos, um líder religioso em Israel, está aberto para Jesus. Aqui é Jesus- um homem jovem que surge sem credenciais, sem ‘background”- e ele começar a ensinar as coisas espirituais. A maioria da classe que Nicodemos era membro não queria nada com Jesus, mas Nicodemos vem a Jesus e diz Rabi (um termo de respeito), eu gostaria de aprender com você. Vamos falar sobre o reino de Deus (Jo. 3:2).

Aqui é sobre como um homem bom como você pode perguntar. Aqui está um homem, que, no topo de sua excelência moral, sua excelência religiosa e sucesso na vida, é humilde e está aberto para Jesus. O que mais ele poderia querer? Ele inicia dizendo a Jesus, Vamos falar a respeito do reino de Deus. “Eu gostaria de aprender com você” e Jesus imediatamente diz- “bang”- “Você deve nascer de novo para ver o reino de Deus” (vs.7). Jesus não diz a Nicodemos, “Olhe, como você tem sido tão bom como nós, e você precisa ser finalizado. Você precisa de um acabamento. Você tem tido um grande começo, e eu posso ajudar a completar você”. Oh! não. Você precisa nascer de novo significa que você tem que começar de novo. Você precisa ser completamente convertido. Nada que você fez conta afinal. Você tem que começar como um bebe espiritual. Você precisa nascer de novo!

O que isto significa? Se Nicodemos tem que nascer de novo, todo mundo tem que nascer de novo. Quando Jesus diz que você deve nascer de novo, ou quando Pedro diz que precisamos do novo nascimento (1 Pe 1:3), isto não é um chamado para a moralidade ou religiosidade. Isto é um desafio à moralidade e à religião. É como dizer para uma pessoa como Nicodemos que o que você realizou não foi suficiente- isto não te ajudará em nada. Você precisa nascer de novo.

Esta é a necessidade. E não importa que personalidade você tenha, não importa qual é seu tipo, não importa que partido que você vota nas eleições, não importa de que classe de pessoa, etnicidade ou temperamento- você precisa nascer de novo se você quiser ser um cristão, se você quer ter um relacionamento com Cristo. Esta é a mensagem do Novo Testamento.

A FONTE DO NOVO NASCIMENTO.

O versículo 3 diz: Em sua grande misericórdia, Jesus tem dado para nós o novo dentro de uma viva esperança. Toda esta série de sermões é sobre esperança, e ainda assim, nós não iremos muito adiante procurando o que é a esperança, porque nós estamos tocando neste assunto quase todas as semanas. Contudo, o que é importante é reconhecer que nós estamos falando aqui isto é a esperança- a viva esperança que Deus nos deu- que tem um maravilhoso efeito em nós que podemos chamá-la assim.

Esperança significa isto: os seres humanos são absolutamente moldados pelo seu entendimento do futuro. O que você acredita sobre o futuro molda completamente o como você vive agora. Um exemplo isto é um livro que foi escrito há mais de dez anos atrás. Ele não teve muita atenção, mas é um livro muito bom por Andrew Delbanco, que é um professor bem proeminente na Universidade de Columbia. Ele escreveu uma pequena história da cultura americana, uma coisa bem ambiciosa de se fazer. Ele se chama The Real American Dream: A Meditation on Hope[1], porque ele diz que o coração de qualquer cultura coesa- a coisa que faz uma cultura diferente de outra cultura qualquer- é a esperança no coração dela.

Delbanco diz estas coisas na introdução: Esperança é a “nossa forma de superar a suspeita oculta de que todos nossos ganhos e quantias gastas para nada mais nos incomodar enquanto esperamos para morrer[2]. É sua vida absolutamente sem sentido? Se não, isto é porque você tem esperança; de outra forma, seria sem sentido. Então o que é esta esperança? Ele vai adiante e diz que o filósofo Michael Oakeshott concluiu “esperança depende de encontrar algum fim para ser perseguido mais duradouro que um desejo de um simples instante[3]. Em outras palavras, você deve ter algo mais importante que você mesmo e seus desejos egoístas para viver para e sacrificar por isto, ou você não tem esperança. E ele diz, “A premissa deste livro é que os seres humanos precisam organizar - suas vidas-.. dentro da história… que nos dará esperança… Sem tal coisa estruturada pela qual a esperança é expressa, poderia ser como antropologista Clifford Geertz colocou,” um tipo de monstro sem forma com nenhum senso de direção nem poder de autocontrole, um caos de emoções vagas[4].

Clifford Geertz foi um sujeito muito interessante, ele era um antropologista muito proeminente. Ele diz que se você não tem esperança, se você não tem nada maior que seus próprios desejos e necessidades egoístas que você vive para- por alguma coisa você está se sacrificando, por algo maior que você mesmo- você não tem nenhuma esperança. Ele diz que você não tem nem senso de direção nem poder de autocontrole, e você está num caos de emoções vagas, que representa que você não tem qualquer tipo de emoções fortes, sobretudo. Você não ama realmente nada. Você não odeia realmente nada. Você não fica triste sobre nada.

Apenas para provar que Clifford Geertz está totalmente certo, eu estava lendo uma crítica de um novo musical que está se apresentando em Berkeley (que estava no New York Times de ontem) chamado de American Idiot[5]. Ele é baseado numa musica da banda de rock Green Day. A crítica diz que esta é descrição da nova geração americana: ”chateada, insatisfeita, cínica sobre seu próprio cinismo”. A linha do coro de uma canção é “eu não me importo se você não se importa” e “Este tipo de coro tipifica a atitude defeituosa da vida no século 21 na América. Crescida em frente de telas incandescentes, sua experiência é mediada pela tecnologia, eles abdicaram da responsabilidade mesmo quando os afeta, e esperam que todo mundo se sinta da mesma forma... A geração deles mistura as palavras e não as usam com qualquer graça ou convicção em particular”.

O arco histórico (através do qual o crítico diz que a música é grande) é um bando de pessoas que basicamente não tem razão para viver além dos seus desejos imediatos, então eles gastam anos e anos de sua vida. Ele diz por que eles não têm esperança agora (porque não tem nada para viver mais do que seus próprios desejos), o único relacionamento que realmente funciona é a relação entre o personagem principal e sua guitarra maneira.

Estou lendo a crítica, e me mantenho pensando, como temos um arco histórico? Como a história termina? O crítico diz “estou afligido pelos prospectos dos americanos do século 21”, e no final, quando o personagem principal volta para casa ”sem nada para mostrar pelos anos de busca ansiosa”, sobretudo, “eu foi movido para soar uma variação da piada de Woody Allen… a única coisa mais triste que desperdiçar sua juventude é não desperdiçá-la”.

O ponto é que se você está atualmente numa vida desperdiçada, sem esperança, e não está em cena para cantar sobre isto e tendo aplausos, isto é o inferno. Se você não tem esperança, não há nada que te possa mover nisto. Você não pode mudar. Clifford Geertz está certo. O que poderia mover você? Se você não tem nada mais importante que você mesmo para ser levado. Se esperança é tão crucial para uma cultura coesa, para uma vida coesa, então você pode imaginar que quando você tem uma nova esperança, isto transformará sua vida. Esta é a razão para dizer “dentro de uma viva esperança”. O que é uma viva esperança? “para uma herança incorruptível, incontaminável e imarcescível, reservada nos céus para vós, que pelo poder de Deus sois guardados, mediante a fé, para a salvação que está preparada para se revelar no último tempo” (vs. 4-5). Quando uma pessoa chega realmente a perceber que é verdade, quando você tem esta esperança, este é o novo nascimento. Por quê? Se você acredita que este é o futuro, isto muda tudo.

O teólogo alemão Jürgen Moltmann diz lindamente cobre o que significava se tornar cristão nos primeiros dias e o que significa agora.

“Desde cedo, cristãos associavam o início de sua experiência com Deus… com uma nova esmagadora experiência sobre eles mesmos... a fé cristã não era apenas uma convicção, um sentimento ou uma decisão. Ela invadia a vida tão profundamente que temos que falar sobre morrer e ser nascido de novo.

A experiência do Espírito Santo fazia a ressurreição de Cristo presente… (e isto) despertava uma viva esperança pelo futuro de Deus… O momento do renascimento é um momento eterno em que a eternidade tocava o tempo e colocava um fim para sua transitoriedade… Quando uma canção ou poema assegurava-nos que “há sempre um maio depois de dezembro”, isto soava confortante. Contudo, na realidade atual, o exatamente o oposto é verdadeiro, e finalmente, a transitoriedade triunfa sobre toda esperança por um futuro. Uma nova vida verdadeira começa apenas com o início do novo mundo da ressurreição “[6].

A NATUREZA DO NOVO NASCIMENTO.

O que é isto? Há muito para dizer aqui, mas eu gostaria de direcionar você para o versículo oito: “a quem, sem o terdes visto, amais; no qual, sem agora o verdes, mas crendo, exultais com gozo inefável e cheio de glória”. Na velha versão da Bíblia King James diz: ”alegria inenarrável e cheio de glória”. Você não o vê, mas você o ama, e você se alegra com uma alegria indizível e cheio de glória.

Pense sobre a metáfora do nascimento. É esta a entrada numa nova vida e os desdobramentos da natureza que lhe foram dadas a você na concepção. Por exemplo, se você nascesse de um pássaro, você não iria se desenvolver para um ser humano, este DNA se tornaria o que você tem a natureza para ser. Isto significa que para se tornar um cristão você precisa nascer de novo, não quer dizer ter uma experiência dramática, e certamente não significa se tornar novo em folha ou uma reforma moral. Não, não, não! Ela não pode significar apenas isso. Quer dizer que você tem uma nova natureza implantada em você. Alguma coisa está sendo colocada nas raízes mais profundas do seu coração, que vai transformar você de dentro para fora, organicamente, para o resto de sua vida.

O que eu quero dizer? Vamos pensar sobre esta idéia de vida. Qual a diferença entre uma pedra e uma planta? Agora que você um Ph. D. em todo tipo de assuntos, seja generoso comigo e utilize minhas ilustrações. Existem ordens de vida. Uma planta pode sentir seu ambiente de certa forma; ela pode sentir o calor e frio, a luz e a escuridão. Contudo, um animal tem mais sentido do seu ambiente, ele pode sentir um objeto vindo em sua direção, e pode escapar de um predador de uma maneira que uma planta não pode. A planta pode sentir alguma parte de seu ambiente, mas um animal tem uma natureza diferente, e tem uma habilidade para sentir mais da realidade, e assim, pode realmente atuar no mundo real mais efetivamente do que uma planta.

Por outro lado, pensando sobre o ser humano. O humano começa com uma coisa chamada “razão” que significa que nós podemos fazer deduções. Nós podemos realmente ver coisas que estão acontecendo. Nós podemos até mesmo saber certas coisas estão começando a acontecer de uma maneira que um animal não pode.

Contudo não apenas isto, os seres humanos são também outra forma de vida porque eles percebem o bem e o mal. Para provar isto para você, nós nunca iríamos prender um animal em particular responsável por, ou dizer que ele é ruim por, matar e comer animais mais fracos. Contudo, quando nós encontramos seres humanos matando e comendo outros seres humanos, ou quando nós vimos um grupo ou uma tribo ou uma nação apenas matando e destruindo nações mais fracas, nós colocamos responsabilidade sobre eles. Por quê? Porque nós acreditamos que tal coisa é uma injustiça. Não esperamos que os animais fossem hábeis para verem isto, mas aguardamos que os seres humanos sejam capazes de perceberem isto.

Toda ordem da vida pode perceber mais da realidade e agir eficazmente na realidade. Assim é com o novo nascimento. Porque quando você mostra um porco (você pode ler sobre isto em Mateus 7) uma pérola, um diamante, ou um assassino, ele só continua mastigando seu milho, porquanto ele não pode perceber a realidade por completo do que ele está olhando. Nós podemos, mas ele não pode. E, sem o novo nascimento, você pode olhar para as palavras Deus, santidade de Deus, graça de Deus, amor de Deus, Jesus morrendo na cruz, e você pode acreditar nelas- eu acredito nisto, eu acredito em Deus- ou talvez, você pode não acreditar nelas, achando que são apenas abstrações. Você não pode sentir toda a realidade delas. Elas não podem ser reais para seu coração. Ela não são eletrificantes. Elas não te comovem. Elas não são transformadoras de vida! Elas não mudam sua vida. Você não age com base nelas.

Por exemplo, aqui está uma pessoa que diz, “eu creio que Deus está no controle de tudo, mas eu estou preocupado. Eu sou ansioso. Estou com medo. Assusta-me o fato do que irá acontecer comigo financeiramente”. E aqui está uma pessoa que diz, “Porque eu acredito que Deus está em controle completo, apesar de eu sentir que estou prestes a cair de um despenhadeiro financeiramente, eu estou realmente bem. Eu tenho paz”.

Qual é a diferença? Ambos estão olhando para a mesma coisa, e um sente a realidade disto e outro não. O novo nascimento significa que você agora está habilitado para sentir a realidade das coisas que antes não significavam nada, você realmente não via a realidade. O novo nascimento é uma nova ordem de vida em que você finalmente começa a experimentar a completa realidade do que está lá fora no universo, e você age de acordo com isto.

É uma coisa incrivelmente poderosa. Este é apenas um exemplo simples disto (porque talvez você continua pensando no novo nascimento em termos de emoção). Frank Barker foi um pastor aposentado que é amigo meu. Eu adoro uma história que ele me contou uma vez. Na realidade, ele estudou teologia e religião antes de se tornar cristão, e até fez um curso onde ele estudava os escritos de Martinho Lutero. Contudo, ele chegou à fé em Cristo mais tarde quando ele finalmente começou a entender o evangelho. O evangelho é, “eu não sou salvo por ser uma pessoa boa. Eu sou salvo pela graça- Jesus morreu por mim”. Isto modificou sua vida. Em um momento da sua vida, ele estava conversando com o capelão que tinha ajudado a navegar para a fé. Ele disse, “Uma das coisas que eu não entendo é porque ninguém nunca me disse sobre este evangelho antes, e o que realmente eu não entendo é por que Martinho Lutero não entendeu o evangelho”.

O capelão disse: O que você quer dizer?

Frand disse: “Eu estudei suas obras, mas eu nunca vi o evangelho ali”.

O capelão disse: ”Agora que você nasceu de novo, talvez você deva voltar e reler algum destes livros”.

E Frank disse: “Eu voltei para o prefácio de Lutero no Comentário sobre Gálatas, e em cada página que eu tinha sublinhado. Eu tinha isto em destaque. A ficha não tinha caído. Em cada página era o evangelho e não tinha visto isto! Não fazia a menor diferença para mim. E agora isto significava tudo! Trouxe minha vida inteira junto. E transformou tudo! Todo mundo pergunta o que aconteceu? Eu nasci de novo.”

O CRESCIMENTO QUE VEM DO NOVO NASCIMENTO.

Eu deveria, pelo menos momentaneamente, dizer algo sobre o fato que o novo nascimento leva ao crescimento. Na realidade, uma das formas que você sabe que é nascido de novo é que há o crescimento- porque, antes de tudo, um bebê não nasce e diz “cheguei”. Não.

Aqueles de vocês que tiveram bebês nascidos sabem que nós pais não podemos esperar até que eles cresçam. Nós sentimos que está durando uma eternidade para eles crescerem. E claro isto vem naturalmente, mas olhe os versos 6 e 7 para ter uma idéia sobre como isto funciona. Versículos 6 e 7 dizem:” Nisso vocês exultam [Em que? Na sua esperança: na herança que jamais poderá perecer macular-se ou perder-se - guarde os céus para vocês], ainda que agora, por um pouco de tempo, devam ser entristecidos por todo tipo de provação. Assim acontece para que fique comprovado que a fé que vocês têm, muito mais valiosa do que o ouro que perece, mesmo que refinado pelo fogo, é genuína e resultará em louvor, glória e honra, quando Jesus Cristo for revelado”.

Olhe para o que ele está dizendo. Há aqui um paradoxo deliberado na tensão dos verbos que este tipo de tradução deixa obscuro. Ele diz que agora você pode se alegrar- exultar- na sua esperança, contudo, também diz que justo agora você está sofrendo um sofrimento horrível, tristeza e agonia- no tempo presente. Ele não diz: Você esteve se alegrando e agora você está em agonia”. Nem ele está dizendo “Você está em agonia, mas, logo você está se alegrando”. Ele diz: ”Você está incrivelmente cheio de alegria e você está incrivelmente cheio de dor” ao mesmo tempo.

Como pode ser assim? Aqui está como. Se você colocar seu desejo mais profundo (é isto que quer dizer, “nisso vocês exultam”) nas circunstâncias da vida, então quando as circunstâncias da vida vão bem, você está feliz, e se as circunstâncias vão mal, você fica triste. É uma coisa ou outra. Contudo se suas esperanças mais profundas estão em Deus, se ele é seu último tesouro, ele é sua última afirmação, seu último amor, seu valor final, então, mesmo se as circunstâncias aqui (sua saúde, sua conta bancária, sua reputação) vão mal, tudo isto faz levá-lo mais adiante em sua grande esperança, da mesma forma como o fogo purifica o ouro. Ele não o elimina, ele o purifica.

Se sua esperança é baseada nas circunstâncias, quando você atravessar sofrimento, isto irá dizimar você. Você vai ser destruído. Você vai ser incinerado. Contudo, se sua esperança está colocada em algo além das circunstâncias, então, quando você atravessar o sofrimento, e este sofrimento – uma dor real- estará transformando você em ouro.

Eu digo isto com temor e tremor. Muitos anos atrás, antes de eu casar com minha esposa Kathy, quando estávamos em uma “relação” e estava balançando e não tinha certeza se queria levar a diante o relacionamento, isto colocou ela numa grande agonia. Num verão, nós estávamos trabalhando em lugares diferentes, e fui visitar ela. Nós podemos-nos lembrar- na realidade, eu perguntei para ela ontem a noite para estar certo que minha memória sobre isto estava certa- que estávamos caminhando numa rua, e, de repente, ela disse: você sabe, eu realmente tenho sido ajudada pelo versículo que encontrei em Salmos”. Existem muitas traduções para este verso, mas basicamente verso que ajudou ela diz, “homens são todos uma vã esperança”. Ela disse que isto realmente a confortou.

No princípio, eu achei que ela estava brincando, então, vi que ela não estava. E, então, eu comecei a me sentir insultado e ela disse: “não, eu não acho que você deve ficar insultado. Eu apenas encontrei que eu estou ansiosa e nervosa porque eu tenho colocado muita esperança nos homens. E tudo isto me ajudou a compreender qual é o meu real tesouro. E isto realmente me ajudou. Eu me sinto bem melhor”. E eu pude ver isto. Contudo, então eu perguntei se ela gostaria de terminar, e ela me disse: “Oh! não! De forma alguma! Na verdade, eu estou mais pronta que nunca. Nós iremos ver isto”.

Ela estava vivendo os versículos 6,7 e 8 (eu era a dor). Ela estava se alegrando mais profundamente mesmo quando elas estavam sofrendo. O sofrimento produziu alegria, porque isto é o que o evangelho pode fazer. Isto é o que o novo nascimento faz. A grande ironia é que eu continuei confuso pelo que ela estava dizendo. Eu continuei a me sentir insultado pelo que ela estava falando, mesmo que seja uma das coisas principais que eu venho falando para você a respeito por vinte anos pregando aqui. Isto é como ele cresce.

Cristãos não são estóicos (Eu não vou deixar isto chegar até mim) ou imutáveis. Cristãos são, ao mesmo tempo, os mais tristes e mais felizes. Eles crescem em tristeza e alegria ao mesmo tempo. Esta é a maturidade emocional. Você fica mais feliz em sua verdadeira esperança, e mais isto te capacita para estar envolvido com o sofrimento da vida das pessoas. Você pode sentir a dor do mundo. Você pode até mesmo sentir a sua própria dor melhor. Contudo, ao mesmo tempo, sua dor leva você mais para a alegria. Quem teria imaginado isto? Deve ser verdade- o novo nascimento.

COMO O NOVO NASCIMENTO COMEÇA E SE PROCESSA.

Como o novo nascimento realmente acontece? O que você tem quer fazer? Há um paradoxo. No verso 23 deste capítulo, diz que você é nascido de novo através da fé na palavra- através do evangelho. Aqui está a razão porque isto é tão paradoxal. Bebês nascem porque eles querem nascer? Bebês dizem, “eu acho que vou nascer amanhã?” Não. Bebês participam do nascimento, mas, chorando e fazem todo o tipo de outras coisas. Eu vi isto acontecer três vezes. Eles definitivamente participam do nascimento, e isto é muito importando, mas eles apenas nascem através do trabalho e sofrimento de outra pessoa.

Se você quer entender o novo nascimento, você tem que entender seu relacionamento com Jesus de tal forma que você não o veja como seu professor. Se você o vê como um grande mestre- “Eu tento fazer o meu melhor para viver uma boa vida porque eu estou tentando fazer aquilo que Jesus quer que eu faça – estou tentando seguir seu exemplo”- isto não vai eletrificar sua vida ou despertar você. Eu vou perguntar “você é cristão?” e você vai me dizer, “Bem, eu estou tentando. Eu tento, e eu fico ansioso sobre isto”. Se você entender que ele não é seu mestre, que diz para você o que você deve fazer para salvar-se a si mesmo, ao invés, ele é seu salvador, que veio e fez tudo que você deveria fazer para que você pudesse ser salvo pela graça, então você pode simplesmente receber isto- que ele morreu na cruz para pagar seus pecados- então, você começa a entender o que é realmente seu relacionamento com ele é.

Jesus Cristo, de fato, diz para seus discípulos, um pouco antes de ele morrer em João 16, “Um pouco, e já não me vereis; e outra vez um pouco, e ver-me-eis… A mulher, quando está para dar à luz, sente tristeza porque é chegada a sua hora; mas, depois de ter dado à luz a criança, já não se lembra da aflição, pelo gozo de haver um homem nascido ao mundo” (vs. 16,21). Isto não é apenas duro para nós, homens, entendermos, mas mesmos as mulheres, na era de peridurais e da medicina moderna, vão ter poucos problemas para entender isto. Nos tempos antigos, nenhum bebê via ao mundo sem causar risco à vida da mãe. Era horrível, dolorosamente horrível, e toda a vez que uma mulher dava a luz, sua vida era colocada numa balança.

Quando Jesus diz, “uma mulher, quando está para dar a luz, sente tristeza porque é chegada a sua hora”, em todo lugar no livro de João a palavra ‘hora’ significa a morte de Jesus Cristo. Jesus está se identificando com esta metáfora da mulher em trabalho de parto. Ele está dizendo ”Mulher dá a luz sob o risco de sua vida através de dor e sofrimento, mas, eu te dei a luz sob o custo da minha vida. Não é através dos próprios esforços que uma criança nasce. É através dos esforços da mãe. E não é através dos seus esforços que você é salvo. É mediante meu trabalho; é através da minha obra. Eu trouxe você das trevas para a luz. Eu dei a você uma nova vida porque eu morri”.

Quando você vê isto, e você entende isto, então, salvação é por pura graça, e você diz, “Pai, me aceita pelo que Jesus realizou”, e este é começo do novo nascimento. O início do novo nascimento é para ser visto com um nascimento, para enxergar você como uma criança, enxergar que você é uma criança e ele é aquele que trouxe você dentro dele. Quando isto motiva você profundamente, tudo isto pode ser seu.

E você tem que manter-se mirando nisto. Alguns de vocês sabem minha frase favorita neste texto. Ficam bem no final, versos 10-12, ele fala sobre o evangelho, e ela diz, “coisas para as quais os anjos bem desejam atentar”. Anjos são bem inteligentes. Eles quase sempre têm que ser, pois eles são muito antigos, não são? E ainda os anjos
nunca ficam entediados olhando para o evangelho. Isso é o texto que está dizendo. Anjos estão sempre dispostos a refletir, de novas maneiras, o que Deus tem feito por nós através de Jesus. E se os anjos estão sempre a encontrar novas belezas, sempre encontrando novas maravilhas, que é o segredo do seu próprio crescimento. Você precisa olhar para o que ele fez por você até que enchê-lo com tanta alegria que você pode entender as coisas, porque temos de nascer de novo para uma viva esperança.

Vamos orar.

Nosso Pai, nós temos tão grande esperança para nossas vidas, nós temos tão grande esperança para nossos corações, nós temos tão imensa esperança pelo que você pode fazer em nossas vidas quando nós vemos o que o novo nascimento é. Eu oro que todo mundo aqui vai também crescer dentro desta nova vida que nós nascemos, ou que levantem as mãos vazia e digam, “Senhor, por causa do que você fez, recebe-me. Coloque uma nova vida em mim. Leva-me para sua família. Traga-me para seu reino”. Obrigado por haver esta esperança, porque Jesus perdeu tudo na cruz então nós podemos ter tudo nele. Em seu nome que nós oramos. Amém.

Copyright © 2010 by Timothy Keller, Redeemer Presbyterian Church. Esta transcrição foi baseada em uma gravação de áudio e foi ligeiramente editada. É uma parte original da Renew Campaign no outono de 2009, e pode ser encontrada em http://renew.redeemer.com.

Nós encorajamos você a utilizar este material para estudo e propósitos ministeriais. Se você gostaria isto para notas ou conceitos chave dentro de um sermão ou outro recurso ministerial, por favor, dê crédito ao original.


[1] Andrew Delbanco, The Real American Dream: A Meditation on Hope (Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press, 1999).

[2] Ibid., 3.

[3] Ibid., 4.

[4] Ibid., 1.

[5] Todas as notas abaixo são de Charles Isherwood, “Staging Youth’s Existential Quest With Green Day Variations.” NYTimes.com: http://www.nytimes.com/2009/10/10/theater/ reviews/10isherwood.html (accessed November 13, 2009).

[6] Notas tomadas de Jürgen Moltmann, The Source of Life: The Holy Spirit and the Theology of Life, trad. Margaret Kohl, First Fortress Edition (Minneapolis: Augsburg Fortress, 1999), 26, 29—30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário