sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Oração e Evangelho

 

Princípios

Uma das coisas mais básicas que o Evangelho faz é mudar a oração de simples petição para comunhão e a adoração da Sua glória. Gálatas 4:6-7 ensina-nos que, quando acreditamos no Evangelho, não só nos tornamos filhos de Deus legalmente, mas nós recebemos o Espírito, a fim de nos tornamos filhos. O Espírito leva-nos a dirigir nossa voz apaixonadamente a Deus como nosso tenro e amado Pai.. O Espírito chama Abba '(4:7). No versículo próximo, Paulo refere-se a esta experiência como "conhecer Deus" (4:8). Nós não só acreditamos e sabemos que Deus é santo e amoroso, mas nós realmente experimentamos contacto com o seu amor e sua santidade numa comunhão pessoal com ele.
Ninguém tem um profundo conhecimento sobre o evangelho e a oração do que Jonathan Edwards. . Edwards concluiu que a mais essencial diferença entre um cristão e um moralista é que é um cristão obedece a Deus se deleitando naquilo que Ele é. O evangelho significa que não estamos obedecendo Deus para conseguir alguma coisa, mas para dar-Lhe prazer, porque vemos o seu valor e beleza. . Por isso, o cristão é capaz de tirar o poder da contemplação de Deus. Só podemos chegar e pedir coisas-petição.. Sem o evangelho, não podem conceber um Deus que é santo ,mas sempre será, intimidatório e só pode ser abordado com petições se formos muito bons. Ou nós, talvez, podemos conceber um Deus que é essencialmente amoroso e responde a todos positivamente. Para a primeira abordagem "Deus" é assustador; o segundo é aproximar-se Dele não é algo significativo. Assim, sem o evangelho, não há possibilidade de paixão e deleite de louvar a Deus ao chegarmos junto Dele.
Patologias.
Há duas distorções comuns que acontecem com a oração, que advém da falta de orientação do Evangelho em nossa vida de oração. Aqui está uma descrição pratica disto:
Por um lado, nossa oração pode ser uma luz sem calor.
Pode haver longas listas de coisas pelas quais oramos, longas listas de versos bíblicos que lemos, e longas listas de coisas que temos de lhe agradecer. Yet there is no fire. Entretanto, ainda não há fogo. Why? Por quê? Se perdermos o foco na glória de Deus no evangelho como a solução para todos os nossos problemas, então estamos desenvolvendo a oração como se fosse uma lista de supermercado, fazendo-as desesperadamente cada vez mais. When we are done, we only feel more anxious than before. Quando fazemos isto,ficamos apenas mais ansiosos que antes. A presença de Deus não é sentida porque Deus está sendo apenas usado- e não está sendo adorado.
Entretanto, nós devemos sempre lembra que a primeira coisa que precisamos é uma nova perspectiva sobre as nossas necessidades e problemas. Nós devemos sempre entrelaçar elas com arrependimento sobre a nossa descrença e indiferença com a Graça de Deus. Assim, devemos orar dentro partindo dentro da gente, vendo se o que pedimos é ou não é para o nosso Salvador,nosso Deus e Sua Gloria. Mas, se depois que nos arrependemos e refinamos nosso desejo, nos devemos orar internamente que Deus é nosso Pai e quer nos dar coisas boas, então nós poderemos pedi-las com confiança. Também, vemos que a Graça alcança nossas petições, e então podemos nos alegrar e adorar que nós estamos prontos para aproximarmos de Deus, e sermos bem vindos em Cristo.
Esta é uma oração centrada no Evangelho, melhor que uma petição angustiada. Nossos desejos são sempre idolatras em certo grau, e quando nos oramos sem lidar com isso em primeiro lugar, vamos encontrar apenas mais ansiedade. Ao invés disso, devemos sempre dizer- “ Senhor, deixe-me ver sua glória como nunca antes, deixe-me ser limpo por sua graça que toda preocupação, auto-defesa, raiva e indiferença saia de mim”. Então, quando nos voltamos a Deus pedindo qualquer coisa, estas coisas estarão sobre uma perspectiva correta. Nos iremos dizer: “Senhor, eu peço isto porque eu acredito que isto o glorificará – então me ajude conseguir isto, ou me ajude a ficar sem isto”. Se o foco central e total de toda oração é a gloria de Deus e o Evangelho, nossas petições individuais serão feitas com grande paz e confiança.
Calor sem luz.
Ao contrário, da luz sem calor que são centradas na ansiedade das petições pessoais- luz sem calor. Esta oração possui muito fogo e emoção. Centrada em afirmar coisas audaciosamente no nome de Jesus. Imagens de conflitos e militares são geralmente usadas aqui. Muitas vezes, essas orações são ditas de uma forma pouco natural, num tom dramático com mudanças de voz.
Agora, se (como indicado acima) a oração está focada no evangelho e na gloria de Deus, e isto com a ajuda do Espírito Santo, esta gloria se torna real para nos como a contemplamos, então haverá paixão, e talvez uma emoção dramática e forte. Mas uma oração de calor sem luz sempre tem um começo emocional e dramático. Acho que efetivamente muita gente gosta de orar desse modo estão reagindo contra as orações de petição ansiosas que vimos antes. Mas, a resposta deles é simplesmente injetar emoção e drama naquelas listas.
Esse tipo de oração também não é centrada no Evangelho. Assim como muitos peticionários ansiosos são legalistas e falham por não se apoiarem na Graça de Deus, estas pessoas também se tornam porque se apóiam apenas na intensidade de suas orações. Existe um sentimento de que se eu orar bastante e não ter nenhuma duvida, Deus irá me ouvir. Muitas pessoas acreditam que elas devem suprimir todas as dúvidas, e trabalhar com tremenda confiança se quiserem ser ouvidas.
Além disso, muitas vezes problemas pessoais são tratados em abstrato. As pessoas podem dizer: “ Senhor, clamo por vitoria sobre minha amargura” ao invés de perceber que é a Fé no Evangelho que poderá curar nossa preocupação e amargura.
Ironicamente, esta é a mesma coisa que o peticionário ansioso faz. Não há um entendimento sobre como purificar as necessidades e as petições com a contemplação da Glória de Deus que está no evangelho até que esta perspectiva seja combinada com alegria e um profundo arrependimento, por exemplo, “Senhor, eu experimentei muito medo,-mas eu sei que Tu és a fortaleza da minha vida. Magnificado seja seu nome em minha visão. Deixe teu amor e tua gloria penetrarem em mim, até que meu medo perca. Está escrito que nunca me abandonará, e é minha pura incredulidade que me leva a negar isto. Perdoa-me, cura-me”.
Então, ironicamente, nós vemos que as orações luz sem calor e o calor sem luz são ambas nascidas da mesma raiz. Elas provém das boas obras de justiça, uma convicção que nós podemos ganhar o favor de Deus, uma falta de entendimento a respeito da livre adoção e justificação.
Prática
Como podemos viver uma vida pratica de oração centrada no Evangelho?
Através da comunhão e meditação.
Esta essencial disciplina é a meditação na verdade. Meditacao é o cruzamento de duas outras disciplinas: estudo bíblico e oração. Meditacao é ambos,ainda que não é apenas um ou outro- é uma mistura dos dois. Muitos de nós, primeiro estuda a Bíblia, e então, se move para uma lista de oração, mas esta oração está desvinculada daquilo que acabamos de estudar na Bíblia. Contudo, meditação é orar a verdade (que acabamos de estudar) para dentro da nossa alma até que ela pegue fogo. Por fogo quero dizer – até que ela seja uma parte integrante de nosso ser pessoal- com Você pessoalmente, então ela molda o que pensamos, movendo nossos sentimento, e transformando nossas ações. Meditação é colocar dentro de nós a Verdade.

A analogia mais próxima para meditar na verdade é o caminho que uma pessoa faz avidamente quando lê uma carta de amor. Sua lágrima abre ela, e você dá peso a cada palavra escrita. Você nunca diz simplesmente, "Eu sei dissso" mas "o que isto quer dizer? O que ele ou ela realmente queria falar com isto?" Você não a lê rapidamente apenas para sua informação- você quer saber o que está no fundo dos pontos e frases. E mais importante, você quer mergulhar na carta e se moldar por ela.

Agostinho dizia que na meditação, a alma se ascende para dentro de Deus, em três partes: retentio, contemplatio e dilectio.

Primeiro, retentio signifca a distilação das verdades da Escritura e manuntenção dela centralizada em sua mente. Isso significa estudo e concentração na passagem da escritura para apenas entender ela, então você achará sua verdade. Retentio é aprender o que a passagem diz. Há muitos livros sobre estudo da Bíblia e interpretação que pode nos ajudar aqui.

.

Segundo, "contemplatio", significa olhar para Deus através de sua verdade. Isto coloca e responde questões como:

  • O que isto quer dizer sobre Deus, o que me revela sobre ele?
  • Como eu posso adorar a ele através isto?
  • Como eu posso humilhar a mim mesmo diante dele através disto?
  • se ele é realmente assim, que diferença isto fará esta verdade particular sobre o modo como eu vivo hoje?
  • Quais comportamentos errados, emoções prejudiciais, atitudes falsas resultam em mim quando eu esqueço quem Ele é?
  • Como poderia minha vizinhança, minha família, minha igreja, meus amigos serem diferentes se eles vissem isto profundamente?
  • Minha vida está demonstrando que eu lembro e vivo isto para eles?
  • Senhor, o que você está tentando dizer para mim sobre você, e o por que você deseja que eu saiba isto agora, hoje?

Acima de tudo, o propósito da contemplatio é mover-se de um ponto de vista objetivo analítico para uma pessoa que lida com Deus como ele é. Isto é, ela relaciona-se com Deus diretamente, mudando cada pensamento do que conhecemos a respeito para um conhecer diretamente- movendo de conhecer um fato a respeito dele para um realmente vendo Ele com seu coração- para adorar, para maravilhar, para descansar nele, ou para ser sacudido por Ele, para ser humilhado por Ele. Uma coisa é você estudar como uma peça de música e outra é tocá-la. Uma coisa é você lapidar um diamante, polindo e verificando o corte, e outra coisa é você ficar em frente a ele, deixando que ele tire seu fôlego.

.

Terceiro, dilectio significa deleite e gozo no Deus que estamos olhando. Você começa suas orações e confissões e aspira por ele com base numa verdade digerida e meditada. Se você mover. Você mudou a aprendizagem para uma meditação pessoal, então, dependendo da sua agudeza espiritual, das circunstâncias da sua vida neste momento, e da soberania de Deus, você começa a ter uma experiência com Ele

As vezes, ele é suave, algumas vezes é forte, e por vezes você vai estar numa sequidão. Contudo, quando você está meditando (contemplatio) e você, de repente, encontrar novas idéias vindas sobre você e fluindo em você, aí escreva isto e mova seu louvor diretamente, confessando e delitando-se. Isto é (como Lutero dizia) o Espírito Santo pregando para você.

Texto original: Payer and The Gospel

fonte: http://www.redeemer.com/connect/prayer/prayer_and_the_gospel.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário