sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Cidades

 

Por que as cidades são importantes para as igrejas cristãs?
Uma perspectiva bíblica das cidades
Por que Deus levanta as cidades?


Hebreus 11:10 – porque esperava a cidade que tem fundamento, cujo arquiteto e construtor é Deus”. Deus começou a historia em um Jardim, mas, irá termina-la em uma cidade (Ap. 21). Deus manda a Adão a multiplicar-se e desenvolver uma civilização que o glorifique (Gn 1:27-28). Adão fala e Deus, por meio de Cristo, o segundo Adão, têm a civilização que o glorifica. Contudo, tanto Hebreus como Apocalipse nos mostra que o mundo Ele deseja é urbano. A esposa do Cordeiro é uma Bonita cidade, radiante com a Gloria de Deus – Ap. 21.10-11. Ao ver a Nova Jerusalém, descobrimos que no meio dela há um rio de cristal e a Arvore da Vida, produzindo frutos e folhas que sanam as nações do efeito da divina maldição do pacto. Esta cidade é o jardim do Edem recriado. A cidade é o cumprimento dos propósitos de Deus para o Edém.
.

Isto é somente uma metáfora? Deus é um pai que está edificando uma família espiritual. Isto quer dizer que ainda que a família terrena seja uma instituição corrupta pelo pecado, devemos buscar a redenção e reedificação das famílias humanas. Para tanto, Deus é um construtor de cidades que está edificando uma cidade espiritual. O que significa que ainda que as cidades terrenas são instituições corruptas pelo pecado, devemos buscar redimi-las e reedifica-las. Da mesma maneira, que redimimos as famílias humanas, ao expandir nelas a família de Deus, assim mesmo devemos redimir as cidades humanas por meio da expansão entre elas da cidade de Deus. Sabemos que o poder do matrimonio é tal que como funciona o matrimonio assim vai funcionar ou não sua vida. Assim também é o poder da cidade que é tal que do modo como anda a cidade, assim também caminhara a sociedade inteira.

.

O porquê Deus levanta as cidades.
.

um lugar de refúgio para o débil e diferente. A. debaixo de Deus: a cidade foi criada para ser um lugar de refugio para os criminosos, animais, vagabundos. Por sua natureza, a cidade é um lugar onde as minorias podem agrupar-se para encontrar ajuda em uma terra estranha. Onde os asilados podem encontrar refugio e onde os pobres podem ter uma melhor oportunidade de sobreviver. A cidade sempre é um lugar mais misericordioso para minorias de todos os tipos. As maiorias dominantes geralmente não gostam das cidades, mas são os deveis e os indefesos que a necessitam. Eles não podem sobreviver nos subúrbios ou em pequenas vilas. Assim mesmo, diferente das aldeias e povoados, as cidades são lugares para a diversidade. Elas refletem a Cidade onde haverá gente de toda língua, tribo e nação. Devido ao pecado: a cidade se converte em um refugio de Deus, onde as pessoas com estilo de vida anormais podem esconder-se devido a tolerância natural que a cidade produz, já que tem seres tão distintos. Assim mesmo, com o pecado, esta diversidade produz ódio, tensão e violência entre os diferentes grupos.
.

Um centro de desenvolvimento humano e cultural. A). debaixo de Deus: a cidade estimula e converge os dons, capacidades e talentos das pessoas, as profundas potencialidades do coração humano. Isso ocorre, trazendo pessoas para entrar em contato com 1. Aqueles que são diferentes de um – muito diversos e provenientes de diferentes perspectivas de um mesmo, e 2. Com aqueles que são tão bons ou os melhores que um mesmo. A concentração de talento humano, tanto por competência como por cooperação, produz magníficas obras de arte, ciência, tecnologia, cultura. A cidade os movimenta e se esforça para alcançar a excelência. B). Debaixo do Pecado: a cidade é estressante, o que pode levar a exaustão. Além disso, a cidade conduz os seres humanos a ambição de darem-se um nome a si mesmos, Gn. 11:4. O egoísmo, orgulho e arrogância são exacerbados dentro da cidade. Já que Deus a inventou como uma mina cultural, se pode extrair da cidade qualquer coisa que está no coração humano, o melhor e pior da humanidade.
.

Um lugar de busca espiritual e edificação do tempo: a. Debaixo de Deus: a cidade é um lugar onde Deus habita no seu centro- na terrena Jerusalém, o templo se levanta como o ponto central integrador da arquitetura da cidade e o ápice de sua arte, ciência e tecnologia. Ainda hoje, há uma intensidade da cidade na conversão das pessoas em exploradoras espirituais. B. Debaixo do pecado: como na antiguidade, a cidade se levanta ao redor dos zigurates, verdadeiras pistas de aterrissagem para o deus da cidade, de igual maneira, hoje as pessoas são atraídas aos arranha-céus onde podem adorar a si mesmas e ao dinheiro. As cidades são as criadoras de cultos religiosos, ídolos e falsos deuses. Como as cidades engendram interesse espiritual, quando os cristãos abandonam as cidades,os interessados caem nas mãos dos ídolos e das heresias.
.

Em resumo: Em cada cidade terrena há duas cidades competindo pelo controle. São as cidades dos homens e a cidade de Deus – veja a obra de Santo Agostinho, a Cidade de Deus -. Ainda que a luta entre esses dois reinos ocorre em todas as partes do mundo, as cidades terrenas são as frentes de batalha, os lugares onde os combates são mais intensos, e onde as vitorias são mais estratégicas. Devido ao poder da cidade, ela é o principal objetivo das forças das trevas, porque ganhar a cidade, define o curso da vida humana, sociedade e cultura. Portanto, em geral, a cidade é o lugar critico onde ministrar .
.

Implicações para as igrejas cristãs.
.

A quem podemos alcançar na cidade. Se a igreja cristã deseja realmente transformar o pais e a cultura, deve ir até as cidades, não deve ficar nos subúrbios ou em zonas residenciais distantes do centro. Ali vivem três diferentes tipos de pessoas que exercem tremenda influencia em nossa sociedade. Não podemos alcançá-los nos subúrbios. São. 1. As elites que controlam a cultura e que a seculariza. 2. As massas de novos imigrantes que nos próximos 30 anos se integrarão na sociedade em geral. .

3. O pobre, cujos dilemas cada vez mais se aprofundam e afetam o país.
.

Por que podemos alcançar as cidades? Wayne Meeks, de Yale, no seu livro The First Urban Christians, mostra que o trabalho missionário de Paulo centrava nas áreas urbanas. Ia aos grandes centros populacionais, e ignorou os povoados pequenos e as zonas rurais. O cristianismo se expandiu melhor através das cidades do império romano do que as zonas rurais. Por que? 1. As pessoas na cidade são menos conservadoras e mais abertas para as novas igrejas. 2. Os evangelistas cristãos falavam que na cidade o evangelho poderia se expandir mais rapidamente nos centros de influência: justiça, política, arte, etc e com grupos de diferentes nacionalidades. No ano 300 d.C., mais da metade da população das cidades do império romano eram cristãos, enquanto que na zona rural, eram pagãos- a palavra paganus significa camponês-. A igreja dos primeiros séculos era urbana. Não há razão intrínseca porque as pessoas urbanas sejam menos religiosas, somente que são menos tradicionais.

.

.

fonte: KELLER, Timothy et THOMPSON, J. Allen Manual para plantadores de Iglesias, p. 45-46

Um comentário:

  1. sim compreender que Jesus Cristo morreu na cruz para me resgatar, morreu sozinho, sem ninguem, nem mesmo o Pai, me faz entender, sentir o valor que eu tenho, diante do Deus Trino, me cobre com sua justiça de meus pecados confessados arependidos, e a responsabilidade que assumo de ser chamada sua filha, amem.Viver da comunhao,do entendimento,dos relacionamentos diarios com o Mestre Jesus Cristo.

    ResponderExcluir